calendario

Ai que calor !!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Doenças de verão


Com a chegada do verão devemos ter cuidado com algumas afecções que costumam acometer nossos animaizinhos de estimação.

O verão é o paraíso dos insetos e portanto dos parasitas: carrapatos, pulgas e piolhos são um tormento e um perigo para o cão, pois podem transmitir doenças como a Verminose por Dipilydium canino (pela pulga) a Babesiose (pelo carrapato).
Além de combater estes parasitas no próprio animal, com produtos adequados disponíveis no comércio e sob orientação veterinária, devemos redobrar os cuidados com a limpeza e higiene do local onde o cão vive: canil, casinha e cama, pois somente 5% das pulgas existentes estão no animal e 95% no ambiente.
Também no verão é comum moscas picarem as orelhas do cão, ferindo-as ou depositarem seus ovos em lesões preexistentes no mesmo, causando o desenvolvimento de bernes e bicheiras.
O tratamento é local ou em casos graves o uso de antibióticos sistêmico.
Nos dias quentes de verão, nunca exponha seu animalzinho diretamente aos raios de sol, pois isso pode causar problemas como insolação, queimaduras e desidratação.
Em gatos temos o Eritema Solar, um problema que afeta principalmente os felinos mais idosos, com mais tempo de exposição solar.
As lesões são observadas principalmente nas regiões de cor branca ou claras nas orelhas e focinho. O tratamento é evitar a exposição ao sol e aplicar filtro solar nas regiões afetadas.
E lembre-se: evite levar seu cão à beira da praia.
Ele pode se contaminar com bicho-de-pé e fungos existentes na areia além de contaminar os outros cães e nós mesmos com suas fezes e conseqüentemente bichos-geográficos e teníases.
Finalmente quanto à alimentação, lembre-se de retirar o prato depois que seu cão comer evitando assim que a comida se deteriore ou atraia insetos.
Com estes cuidados e água fresca sempre à disposição, seu animalzinho de estimação estará protegido e pronto para passar um verão tranqüilo com você!

Fonte: Dra. Márcia de Abreu Jacintho CRMV 3155

Nenhum comentário:

Postar um comentário